- Inicio
- Economia - Últimas Notícias
- A melhor Black Friday e o melhor Natal dos últimos anos?
Economia
A melhor Black Friday e o melhor Natal dos últimos anos?
A Black Friday deste ano trouxe resultados surpreendentes. Com um faturamento que superou os níveis pré-pandemia, o evento se destacou em meio a um cenário econômico desafiador. Mas será que esse crescimento é sustentável? Isso se repetirá no Natal?
João Fernando Silva
13 de dezembro de 2024
- Inicio
- Economia - Últimas Notícias
- A melhor Black Friday e o melhor Natal dos últimos anos?
Economia
A melhor Black Friday e o melhor Natal dos últimos anos?
A Black Friday deste ano trouxe resultados surpreendentes. Com um faturamento que superou os níveis pré-pandemia, o evento se destacou em meio a um cenário econômico desafiador. Mas será que esse crescimento é sustentável? Isso se repetirá no Natal?
João Fernando Silva
13 de dezembro de 2024
Conforme os dados, o fim de semana da Black Friday registrou mais de 6,8 bilhões em transações só no e-commerce, representando um aumento de 9% em relação a 2023. Este crescimento é significativo, considerando especialmente o contexto econômico atual, onde muitos consumidores têm acesso a recursos financeiros por meio de auxílios e bolsas, o crescimento projetado para o PIB deste ano de mais de 3% está sendo construído a base de gastos e expansão fiscal, há muito dinheiro na praça, e como sabemos a lei da oferta e manda diz que quanto maior a oferta de qualquer coisa, menos ela vale, e isso se aplica ao dinheiro também, o M1 que é o dinheiro na mão das pessoas e os depósitos a vista nos bancos está em um dos maiores níveis desde o governo, Dilma, você já percebeu no que isso vai dar! Seu dinheiro vai valer menos.
A injeção de dinheiro nas mãos dos consumidores teve um papel crucial na Black deste ano, mas provavelmente isso não se repetirá em 2025, pois a grana do governo já acabou. Com a economia aquecida e mais dinheiro circulando, a expectativa é de que o Natal também seja promissor para o varejo. Portanto, se você é um gestor ou empresário, é fundamental se preparar para aproveitar essa oportunidade, porém você deve saber antecipar este movimento de mercado. A foto é linda, mas o filme é de terror.
A previsão de um Natal positivo é baseada na continuidade do fluxo de dinheiro na economia. No entanto, é essencial que os empresários se posicionem estrategicamente para capturar uma fatia dessa grana e gerar lucro. A realidade é que, embora o cenário atual seja otimista, a sustentabilidade deste crescimento é irreal, e certamente teremos recessão lá na frente.
Outro fator a que os empresários precisam ficar atentos é sobre uma análise que mostra que o número de clientes no comércio é 2% menor do que antes da pandemia, um sinal de que as coisas estão mudando.
Um aspecto crucial a ser considerado é como os consumidores estão se comportando. Uma pesquisa realizada pelo Diário do Comércio revelou que o fluxo de clientes nas lojas físicas é 27% menor em relação aos números antes da pandemia. Isso se deve a vários fatores, o principal é a comodidade de comprar online, o que os varejistas, líderes de times de vendas tem que entender, é que o cliente hoje em sua maioria busca experiência, curadoria, preço por preço ele vai compra na internet, nossa forma de consumir mudou, por que você ainda espera que seu cliente consuma da forma antiga? Isso significa que é necessário repensar a experiência de compra do cliente e como atraí-lo para as lojas físicas.
Estamos caminhando para um cenário em que existirão dois tipos de negócios: aqueles que operam tanto no físico quanto no digital e aqueles que funcionam exclusivamente
no digital. Quem ficar somente no analógico, vai morrer. O varejo físico não vai acabar, mas a maneira como os consumidores interagem com ele está mudando rapidamente.
Se você, como gestor, não se adaptar a essas mudanças, seu negócio pode ficar para trás. É crucial que você treine sua equipe para se tornar influenciadora dos seus clientes e esteja presente no ambiente digital. Atualmente, mais de 90% das vendas passam de alguma forma pela internet, e se você não estiver posicionado no online, arrisca perder relevância no mercado.
A forma de consumo mudou drasticamente nos últimos anos. Se antes você comprava apenas em lojas físicas, hoje é comum realizar compras pela internet. Portanto, a expectativa de que seus clientes continuem consumindo da maneira antiga é irreal, como já dito.
Os gestores precisam estar cientes de que a transformação digital não é opcional, é uma obrigação, uma frase de Jack Welch, o maior gestor do século XX, nunca foi tão atual, “O único negócio permanente é o negócio da mudança” Para nos mantermos competitivos, devemos treinar nossas equipes e adaptar nossos negócios para a nova realidade do consumidor.
A Black Friday deste ano não apenas apresentou resultados impressionantes, mas também destacou a necessidade de adaptação no varejo. Com um cenário econômico que oferece oportunidades de curto prazo em todos os sentidos, é vital que os empresários se preparem para o futuro, adotando uma abordagem que equilibre o físico e o digital, não esquecendo do cenário econômico brasileiro, não há mais espaço no mercado para um gestor que não conhece de mercado financeiro.
O varejo está em constante evolução, e aqueles que se adaptarem a essas mudanças estarão melhor posicionados para prosperar. É hora de agir e garantir que seu negócio não apenas sobreviva, mas também prospere neste novo ambiente competitivo. O Brasil é um país que vive em crise, mas é dela que vêm as grandes oportunidades.
João Fernando Silva
Últimas Notícias
C.Vale mostra tecnologia em realidade virtual no dia de campo
Entre os dias 14 e 16 de janeiro, a cooperativa e empresas parceiras estão expondo produtos e serviços para o agronegócio
Transações do Pix diminuem após anúncio de fiscalização e receio de taxação
Entre os dias 4 e 10 de janeiro, o número de operações somou 1,25 bilhão, uma redução de 10,9% em relação ao mesmo período de dezembro (1,4 bilhão), de acordo com um levantamento publicado nesta quarta (15) pelo jornal O Globo
Gol de placa: Prefeitura concede Estádio Olímpico Regional para partidas do FC Cascavel
E estreia do time amado pelos cascavelenses em casa será hoje (15), às 20h, em partida contra o Londrina pelo Campeonato Paranaense
Siga nos
Leia também
Entre os dias 14 e 16 de janeiro, a cooperativa e empresas parceiras estão expondo produtos e serviços para o agronegócio
Entre os dias 4 e 10 de janeiro, o número de operações somou 1,25 bilhão, uma redução de 10,9% em relação ao mesmo período de dezembro (1,4 bilhão), de acordo com um levantamento publicado nesta quarta (15) pelo jornal O Globo
E estreia do time amado pelos cascavelenses em casa será hoje (15), às 20h, em partida contra o Londrina pelo Campeonato Paranaense
Ela considera que ele agiu com “machismo e misoginia” ao reduzir os filtros sobre determinados temas em postagens no Facebook, Instagram e Threads
O governo já esclareceu que serão levados em conta outras informações tributárias antes de notificar uma pessoa ou empresa que ultrapassar estes novos patamares
A repercussão do vídeo tem gerado incômodo no governo, que não tem conseguido engajar conteúdos nas plataformas digitais
Os incêndios na Califórnia já mataram vinte e cinco pessoas. O número de mortos deve aumentar, de acordo com as autoridades locais