Desculpe, não possível recuperar os dados no momento.

Agronegócio

Cooperativa de mulheres será criada com foco em pinhão

O acordo firmado entre a Semipi e o Conder tem o intuito de estimular o desenvolvimento da bioeconomia em 11 municípios do Paraná, por meio da promoção do cooperativismo entre mulheres empreendedoras

Sou Agro net

6 de julho de 2024

Facebook
WhatsApp
Telegram

Agronegócio

Cooperativa de mulheres será criada com foco em pinhão

O acordo firmado entre a Semipi e o Conder tem o intuito de estimular o desenvolvimento da bioeconomia em 11 municípios do Paraná, por meio da promoção do cooperativismo entre mulheres empreendedoras

Sou Agro net

6 de julho de 2024

WhatsApp
Facebook

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), da Secretaria das Cidades (Secid) e da Invest Paraná, o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (Conder) e a Embrapa Florestas estão somando esforços para a instituição de uma cooperativa gerida por mulheres em Inácio Martins, no Centro-Sul do Estado, dedicada ao processamento do pinhão. A cidade é conhecida como a capital paranaense do pinhão.

O projeto vai contar com investimento de R$ 1.098.80,00 da Secid, bem como ações conjuntas com outros órgãos, para estimular o desenvolvimento econômico da região.

Foram assinados nesta quinta-feira (04) os Protocolos de Intenções referentes às parcerias entre a Semipi e o município, bem como com o Conder, firmando a pretensão de estabelecer uma cooperação para fortalecer a economia local por meio da valorização do pinhão, impulsionando o cooperativismo feminino e contribuindo para a sustentabilidade ambiental e social.

O acordo firmado entre a Semipi e o Conder tem o intuito de estimular o desenvolvimento da bioeconomia em 11 municípios do Paraná, por meio da promoção do cooperativismo entre mulheres empreendedoras. Além disso, visa ampliar a fonte de renda das agricultoras do município, bem como integrar o pinhão na alimentação escolar e expandir o seu cultivo, a geração de emprego e renda nos municípios envolvidos, acarretando o desenvolvimento territorial e econômico das regiões Centro-Sul e Sul do Paraná.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comentou que o projeto não será exclusivo da cidade, uma vez que ele já nasce regionalizado. “Aqui nessa unidade que será implantada, focada no benefício do pinhão, receberemos também o produto de outras cidades tanto da região quanto de fora dela, gerando riqueza e valor agregado”, afirmou.

A secretária reforçou que a iniciativa gera igualdade, promove o combate à exclusão e, principalmente, emancipa socialmente o indivíduo. “E isso é o cooperativismo. Não tem outra solução para os problemas atuais que venha de outras áreas que não sejam o cooperativismo, o associativismo e o empreendedorismo. Essas três áreas estão contempladas neste projeto. O que for mais moderno, mais avançado e mais atual, estará à disposição da cooperativa de Inácio Martins”, destacou.

De acordo com o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, a partir da coleta de dados foi constatado que o pinhão se destaca na produção da região. “Com a construção da cooperativa, que será administrada pelas mulheres, o produto terá ainda mais valor agregado, com um preço justo. Vamos poder dizer que valeu a pena a preservação da natureza, por conta do retorno que ela tem nos dado com o pinhão”, ressaltou.

A metodologia envolve a realização de pesquisas de mercado e estudos nutricionais, capacitação em cooperativismo e técnicas avançadas de processamento de pinhão, e a implementação de um plano estratégico para os produtos derivados dele.

COOPERATIVISMO – Em 2023, foi firmado um Acordo de Cooperação com a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) com o intuito de orientar o fomento ao cooperativismo por meio de ações empreendedoras para as mulheres nos municípios do Paraná.

Diogo Tavares, do departamento de Relações Institucionais da Ocepar, disse que espera que a unidade de Inácio Martins seja a 226ª cooperativa do Paraná. “Hoje temos os técnicos que auxiliam desde o processo de estruturação, estatuto, processo burocrático a ser executado para a constituição, mas também presta consultoria posterior, com auxílio técnico que as cooperativas precisam quando formulam sua agroindústria, ao apoio técnico ao agricultor e ao produtor rural também”, explicou.

(Com AEN/PR)

 

Últimas Notícias

Estúdio News: confira o programa desta segunda-feira (15)

Um programa com os principais destaques políticos tanto regionais quanto do mundo

Emissoras unidas no combate às fake news durante as eleições 2024

Rede Aerp traz série para ajudar eleitores a identificarem notícias manipuladas durante o processo eleitoral

Joel Damasio: o jornalista político que deixou sua marca em Cascavel

A rádio Estúdio 92 FM reverencia ícone do jornalismo Cascavelense

Siga nos

Leia também

Um programa com os principais destaques políticos tanto regionais quanto do mundo

A maior parte das vagas ofertadas nesta semana é para alimentador de linha de produção, com 5.960 oportunidades

Na bagagem, o grupo levou três robôs para competir nos desafios propostos ao longo do evento, um dos maiores de tecnologia e inovação do mundo, que nesta edição acontece em São Paulo

O curso teve duração de 5 semanas e 230 horas aula e os policiais puderam contar com atualização sobre temas relacionados a legislação de trânsito, abordagem policial, fiscalização de cargas e técnicas de identificação de fraudes veiculares

Inscrições vão até 18 de julho. Evento do Ministério do Turismo acontece entre os dias 8 e 11 de agosto, no Rio de Janeiro. Produtos paranaenses serão expostos no estande da Secretaria do Turismo do Paraná

Rede Aerp traz série para ajudar eleitores a identificarem notícias manipuladas durante o processo eleitoral

A área cultivada total no país, com os produtos analisados, apresenta acréscimo de 1,5%, o que corresponde a 1,21 milhão de hectares a mais em relação à safra passada

Rolar para cima

Inscrição feita com sucesso!