Notícias Cascavel

Erradicação do trabalho infantil é tema de seminário realizado em Cascavel

Servidores da Assistência Social, Educação e Saúde participaram do evento que aconteceu no auditório da prefeitura que trouxe uma reflexão sobre o trabalho infantil

Assessoria

13 de junho de 2024

Facebook
WhatsApp
Telegram

Notícias Cascavel

Erradicação do trabalho infantil é tema de seminário realizado em Cascavel

Servidores da Assistência Social, Educação e Saúde participaram do evento que aconteceu no auditório da prefeitura que trouxe uma reflexão sobre o trabalho infantil

Assessoria

13 de junho de 2024

WhatsApp
Facebook

A 10ª edição do Seminário Municipal de Sensibilização ao Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil aconteceu na tarde desta quarta-feira (12) e reuniu servidores da Assistência Social, Educação e Saúde. O vice-prefeito Renato Silva participou da abertura do evento, que ocorreu no auditório da prefeitura.

O evento foi marcado por palestras proferidas por Solange de Fátima Reis Conterno, doutora em educação; Ana Lúcia Dourado, doutoranda em educação e colaboradora do serviço social da Unioeste; e Mirian Alves Carvalho, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina – Universidade de São Paulo.

O vice-prefeito Renato Silva destacou que o tema é impactante e reforçou a importância do debate em torno do assunto.

“A gente precisa ficar vigilante 24 horas. E nada melhor do que debater bem as ideias, pessoas com vocação para ajudar a defender as crianças. As crianças precisam ser tratadas não diferente do que uma flor, algo que possa ser realmente reconhecido como um bem, uma joia, uma pérola da humanidade”, disse Renato.

Rosângela Benedita Gouveia, gerente do Território Leste, coordenou o seminário. Ela explica que do seminário serão retiradas pautas mais amplas para pensar em políticas públicas.

“A importância desse evento faz com que toda a rede de atendimento e socioassistencial reflita e discuta sobre o trabalho infantil no nosso município, tirando daqui possíveis pautas para uma discussão mais ampla para pensarmos políticas públicas a esse enfrentamento”, afirmou.

Rosângela destaca que o trabalho infantil rouba a infância das crianças e ressalta a importância da socialização.

“Uma criança no seio familiar precisa fazer parte dessa socialização intrafamiliar, que é o auxílio nas atividades domésticas, como colocar uma mesa, organizar um guarda-roupa, cuidar dos seus pertences. Mas, quando essa atividade acaba se tornando o foco principal de um trabalho, tirando essa criança do contexto da escola, do seu próprio desenvolvimento infantil, aí é caracterizado um trabalho infantil”, observou.

Hoje, 12 de junho, é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. De acordo com dados da Vigilância Socioassistencial do Município, no período de 1º de janeiro de 2023 a 5 de junho do mesmo ano, foram nove casos de trabalho infantil identificados pelas equipes da Assistência Social. No mesmo período deste ano, o número subiu para 27 casos.

Com relação ao aumento de casos no período, as equipes de Assistência Social passaram a utilizar a Ficha de Notificação Individual de Violência Interpessoal e Autoprovocada. Esta ficha é encaminhada ao setor de Vigilância Socioassistencial, que, após analisar os dados, envia o documento para a Secretaria Municipal de Saúde, responsável por alimentar o sistema SINAN. Essa nova metodologia aumentou o número de profissionais notificando violações de direitos, resultando em um aumento no número de notificações.

Últimas Notícias

“Estou fazendo exatamente o que prometi”, diz Trump sobre primeiros cem dias no cargo

O presidente americano chega aos cem dias no cargo em meio a acusações da oposição e de grupos civis de que estaria expandindo os poderes do Executivo, com desafios a ordens da Justiça e desmantelamento do governo federal em nome de menos gastos e burocracia

Bolsonaro apresenta melhora um dia depois de sofrer picos de pressão alta

Bolsonaro está internado desde a semana passada após ser submetido a uma longa cirurgia abdominal

Red Hot Chili Peppers fará parte do elenco da quarta temporada de Love, Death + Robots

A nova temporada da série da Netflix vai estrear no dia 15 de maio e terá 10 episódios

Siga nos

Leia também

Colaboração é essencial traçar ações que valorizem a saúde mental no ambiente de trabalho

Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", evento será realizado no dia 29 de maio, na Univel

Evento comandado pelo Sebrae é uma vitrine para ampliar parcerias e fechar negócios

Validação atesta a segurança que os passageiros do terminal têm no espaço

Em 2024, mais de 21 mil peças foram arrecadadas com a gincana

Paratletas de Cascavel formam a segunda maior delegação da competição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná

Casa da velocidade, é atualmente gerida pela Secretaria de Serviços e Obras Públicas

Rolar para cima

Inscrição feita com sucesso!