Desculpe, não possível recuperar os dados no momento.

Notícias Cascavel

Erradicação do trabalho infantil é tema de seminário realizado em Cascavel

Servidores da Assistência Social, Educação e Saúde participaram do evento que aconteceu no auditório da prefeitura que trouxe uma reflexão sobre o trabalho infantil

Assessoria

13 de junho de 2024

Facebook
WhatsApp
Telegram

Notícias Cascavel

Erradicação do trabalho infantil é tema de seminário realizado em Cascavel

Servidores da Assistência Social, Educação e Saúde participaram do evento que aconteceu no auditório da prefeitura que trouxe uma reflexão sobre o trabalho infantil

Assessoria

13 de junho de 2024

WhatsApp
Facebook

A 10ª edição do Seminário Municipal de Sensibilização ao Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil aconteceu na tarde desta quarta-feira (12) e reuniu servidores da Assistência Social, Educação e Saúde. O vice-prefeito Renato Silva participou da abertura do evento, que ocorreu no auditório da prefeitura.

O evento foi marcado por palestras proferidas por Solange de Fátima Reis Conterno, doutora em educação; Ana Lúcia Dourado, doutoranda em educação e colaboradora do serviço social da Unioeste; e Mirian Alves Carvalho, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina – Universidade de São Paulo.

O vice-prefeito Renato Silva destacou que o tema é impactante e reforçou a importância do debate em torno do assunto.

“A gente precisa ficar vigilante 24 horas. E nada melhor do que debater bem as ideias, pessoas com vocação para ajudar a defender as crianças. As crianças precisam ser tratadas não diferente do que uma flor, algo que possa ser realmente reconhecido como um bem, uma joia, uma pérola da humanidade”, disse Renato.

Rosângela Benedita Gouveia, gerente do Território Leste, coordenou o seminário. Ela explica que do seminário serão retiradas pautas mais amplas para pensar em políticas públicas.

“A importância desse evento faz com que toda a rede de atendimento e socioassistencial reflita e discuta sobre o trabalho infantil no nosso município, tirando daqui possíveis pautas para uma discussão mais ampla para pensarmos políticas públicas a esse enfrentamento”, afirmou.

Rosângela destaca que o trabalho infantil rouba a infância das crianças e ressalta a importância da socialização.

“Uma criança no seio familiar precisa fazer parte dessa socialização intrafamiliar, que é o auxílio nas atividades domésticas, como colocar uma mesa, organizar um guarda-roupa, cuidar dos seus pertences. Mas, quando essa atividade acaba se tornando o foco principal de um trabalho, tirando essa criança do contexto da escola, do seu próprio desenvolvimento infantil, aí é caracterizado um trabalho infantil”, observou.

Hoje, 12 de junho, é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. De acordo com dados da Vigilância Socioassistencial do Município, no período de 1º de janeiro de 2023 a 5 de junho do mesmo ano, foram nove casos de trabalho infantil identificados pelas equipes da Assistência Social. No mesmo período deste ano, o número subiu para 27 casos.

Com relação ao aumento de casos no período, as equipes de Assistência Social passaram a utilizar a Ficha de Notificação Individual de Violência Interpessoal e Autoprovocada. Esta ficha é encaminhada ao setor de Vigilância Socioassistencial, que, após analisar os dados, envia o documento para a Secretaria Municipal de Saúde, responsável por alimentar o sistema SINAN. Essa nova metodologia aumentou o número de profissionais notificando violações de direitos, resultando em um aumento no número de notificações.

Últimas Notícias

Prefeitura de Dois vizinhos alerta sobre pode de árvores sem autorização

Realizar poda de árvores sem autorização pode gerar multas de até R$ 960,20. Saiba como proceder corretamente

Comentário diário Ogier Buchi no Estúdio News

Confira o comentário do jornalista politico no programa de hoje (15)

O progressismo assino que tentou matar Trump é o mesmo que tenta matar a liberdade no Brasil

Adrilles Jorge afirma que 'há no Brasil uma tradição de violência real contra a verdade'

Siga nos

Leia também

Total passou de 14,4 milhões, em 2014, para 25,4 milhões, em 2024

Bianca, Camila, Luana e Márcio Coelho irão para o torneio internacional de Xanxerê

Um programa com os principais destaques políticos tanto regionais quanto do mundo

Nesta segunda-feira (15), são cinco empresas realizando entrevistas

Na bagagem, o grupo levou três robôs para competir nos desafios propostos ao longo do evento, um dos maiores de tecnologia e inovação do mundo, que nesta edição acontece em São Paulo

O curso teve duração de 5 semanas e 230 horas aula e os policiais puderam contar com atualização sobre temas relacionados a legislação de trânsito, abordagem policial, fiscalização de cargas e técnicas de identificação de fraudes veiculares

O projeto "Pratas da Casa que Valem Ouro" busca justamente corrigir essa injustiça, trazendo à luz as histórias inspiradoras e aos talentos desconhecidos de pessoas que, apesar de estarem no anonimato, têm muito a ensinar

Rolar para cima

Inscrição feita com sucesso!