Economia

Fabricantes de carros dizem que China “desova” elétricos no Brasil

Apenas no ano passado, as importações de veículos tiveram um aumento de 33% impulsionadas principalmente pelos modelos elétricos chineses

Gazeta do Povo

15 de janeiro de 2025

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Fabricantes de carros dizem que China “desova” elétricos no Brasil

Apenas no ano passado, as importações de veículos tiveram um aumento de 33% impulsionadas principalmente pelos modelos elétricos chineses

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15 de janeiro de 2025

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O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, criticou a política tributária e o flerte que o governo faz com as montadoras chinesas, que ele diz que fazem uma “desova” de carros no país.

Apenas no ano passado, as importações de veículos tiveram um aumento de 33% impulsionadas principalmente pelos modelos elétricos chineses. As montadoras asiáticas se anteciparam ao aumento gradual de tributos previsto para este ano e para 2026.

“Pleiteamos o retorno integral imediato [da alíquota]. O mundo mudou e isso fez com que o excesso de produção da China fosse desovado no Brasil”, disse Leite em entrevista à Bloomberg Línea publicada nesta terça (14).

Leite criticou a redução que estava em vigor da alíquota de importação para veículos elétricos no Brasil, que contrasta com medidas protecionistas adotadas por países como Estados Unidos e membros da União Europeia. Neste ano, o tributo foi elevado para 18%, aumentará para 25% em julho até chegar ao teto de 35% no mesmo mês de 2026 – este é o percentual máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Já os híbridos plug-in e híbridos leves também terão aumentos progressivos, atingindo a mesma taxa máxima em 2026.

“Nós, como fabricantes locais, muitas vezes utilizamos esse mecanismo de importação, mas não podemos perder competitividade em razão das alíquotas baixas”, disse.

Leite ainda alerta que as montadoras chinesas anteciparam em dois anos o envio de volumes significativos ao Brasil, aproveitando as alíquotas reduzidas. Em dezembro de 2024, os portos brasileiros acumulavam cerca de 70 mil veículos elétricos não vendidos, número que agora está em torno de 50 mil.

A BYD, montadora chinesa em expansão no país, lidera esse movimento e recentemente adquiriu a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.

Além de buscar equilíbrio na importação, a Anfavea defende estratégias para aumentar as exportações. Em 2024, o Brasil exportou 398,5 mil veículos, uma queda de 1,3% em relação a 2023.

“Temos que reequilibrar a balança comercial, retomar as exportações. Estamos perdendo market share no mundo”, completou.

Ao longo do ano passado, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), se reuniram com dirigentes de várias montadores chinesas, incentivando que abram plantas no país.

Além da BYD na antiga fábrica da Ford, a GWM anunciou a intenção de investir R$ 10 bilhões até 2032.

Créditos: Gazeta do Povo

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