Desculpe, não possível recuperar os dados no momento.

Notícias Paraná

Procon de Dois Vizinhos intensifica a proibição e a fiscalização dos cigarros eletrônicos

Diretor do Procon destaca importância da atuação conjunta na proteção dos consumidores

Assessoria

13 de junho de 2024

Facebook
WhatsApp
Telegram

Notícias Paraná

Procon de Dois Vizinhos intensifica a proibição e a fiscalização dos cigarros eletrônicos

Diretor do Procon destaca importância da atuação conjunta na proteção dos consumidores

Assessoria

13 de junho de 2024

WhatsApp
Facebook

Em resposta à crescente preocupação com o uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) no Brasil, o Procon de Dois Vizinhos intensifica a fiscalização e conscientização sobre a proibição desses produtos. Conforme a recente atualização normativa da Anvisa, através da Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 855/2024, a comercialização, importação, fabricação, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de DEFs, conhecidos popularmente como cigarros eletrônicos, vapes e similares, continuam rigorosamente proibidas no país.

Adilson Ferreira, diretor do Procon de Dois Vizinhos, reforça a importância da ação integrada entre os órgãos de defesa do consumidor. “Estamos atentos ao crescimento da comercialização e uso desses dispositivos, especialmente entre os jovens, que muitas vezes não têm conhecimento dos riscos à saúde que eles apresentam”, afirmou Ferreira.

A resolução da Anvisa, que mantém as restrições estabelecidas desde 2009, destaca a necessidade de medidas adicionais para coibir o comércio ilegal desses produtos. Estudos científicos recentes apontam que os DEFs podem causar doenças respiratórias, cardiovasculares e até câncer, além de levar à dependência química devido à presença de nicotina.

O Procon de Dois Vizinhos está intensificando a fiscalização nos estabelecimentos comerciais da cidade para garantir o cumprimento das normas. “Nossa missão é proteger a saúde e a segurança dos consumidores. Qualquer estabelecimento que esteja comercializando esses produtos estará sujeito a penalidades severas, incluindo multas e interdição”, enfatizou Ferreira.

Além das ações de fiscalização, o Procon também está promovendo campanhas educativas para alertar a população sobre os perigos associados ao uso de cigarros eletrônicos. “Informação é a nossa maior aliada. Queremos que todos entendam os riscos envolvidos e que esses produtos são proibidos por uma razão muito clara: eles representam um sério perigo para a saúde pública”, concluiu Adilson Ferreira.

O Procon de Dois Vizinhos pede que a população colabore denunciando pontos de venda ilegais de DEFs. As denúncias podem ser feitas diretamente na sede do Procon ou através dos canais de atendimento disponíveis no site da prefeitura.

Últimas Notícias

Prefeitura de Dois vizinhos alerta sobre pode de árvores sem autorização

Realizar poda de árvores sem autorização pode gerar multas de até R$ 960,20. Saiba como proceder corretamente

Comentário diário Ogier Buchi no Estúdio News

Confira o comentário do jornalista politico no programa de hoje (15)

O progressismo assino que tentou matar Trump é o mesmo que tenta matar a liberdade no Brasil

Adrilles Jorge afirma que 'há no Brasil uma tradição de violência real contra a verdade'

Siga nos

Leia também

Realizar poda de árvores sem autorização pode gerar multas de até R$ 960,20. Saiba como proceder corretamente

Ao todo, passaram mais de 4 mil pelo local durante os três dias de feira. Neste ano somaram-se 55 marcas e instituições presentes no Sítio São José, propriedade onde o evento ocorreu

Total passou de 14,4 milhões, em 2014, para 25,4 milhões, em 2024

Estados e municípios devem intensificar vigilância

Um programa com os principais destaques políticos tanto regionais quanto do mundo

A maior parte das vagas ofertadas nesta semana é para alimentador de linha de produção, com 5.960 oportunidades

Na bagagem, o grupo levou três robôs para competir nos desafios propostos ao longo do evento, um dos maiores de tecnologia e inovação do mundo, que nesta edição acontece em São Paulo

Rolar para cima

Inscrição feita com sucesso!